Se você estiver se sentindo mal, talvez precise recarregar seus hormônios da felicidade

Como recarregar seus hormônios da felicidade

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Não há, literalmente, outra maneira de começar esta história do que com uma citação do filme clássicoLegalmente Loira(você sabe aonde quero chegar com isso): 'O exercício dá endorfinas. Endorfinas fazem você feliz. '

Mas as endorfinas não são o único hormônio que pode dar um impulso ao seu humor - a oxitocina, a serotonina e a dopamina também desempenham um papel importante na regulação do seu humor. Então, se você está se sentindo um pouco mal ultimamente (ei, o ciclo de notícias é consistentemente muito sombrio), você pode considerar hackear seu sistema por meio de seus 'hormônios da felicidade'. Isso não tornará esses alertas de notícias menos assustadores, mas ajudará seu corpo a lidar melhor com eles - e também ajudará você a se sentir mais feliz e realizado em geral.

Entraremos em detalhes em um momento, mas uma maneira geral e importante de aumentartodosseus hormônios da felicidade são para melhorar seu microbioma intestinal. 'Os hormônios são sintetizados, inibidos e regulados pelo microbioma intestinal', explica Callie Exas, MPH, MS, RDN, da The Wellthy Plate . 'Se o seu microbioma estiver desequilibrado, sua capacidade de regular e produzir esses hormônios da felicidade será afetada.' Ela recomenda comer uma dieta cheia de fibras saudáveis ​​e alimentos fermentados e suplementar sua dieta com prebióticos ('como Miracle-Gro para seu microbioma', ela os chama) e probióticos para garantir que seu intestino esteja cheio de bactérias boas. “Quando o seu microbioma está feliz, ele absorve os nutrientes com mais eficiência para produzir os hormônios da felicidade e se comunica de maneira eficaz com o cérebro para regular a função hormonal do corpo”, explica ela.

Depois de examinar seu intestino, existem maneiras específicas de aumentar cada um desses hormônios da felicidade. Continue lendo para ver o que são.



Oxitocina

Como aumentar a oxitocina naturalmente

O que é isso:A oxitocina é coloquialmente conhecida como o hormônio do amor. 'A oxitocina é um hormônio muito poderoso que atua como neurotransmissor no cérebro e regula a interação social e a reprodução sexual', explica Bryan Bruno, diretor médico da Mid City TMS . Basicamente, é o hormônio da felicidade que ajuda você a se relacionar com outras pessoas.

Como recarregar:'Faça mais sexo!' Especialista holístico em saúde e bem-estar baseado em NYC Natalya Fazylova diz. “A oxitocina e as endorfinas liberadas durante o sexo têm um grande efeito na redução dos níveis de estresse. Esse hormônio da sensação de bem-estar afeta os centros de prazer no cérebro e ajuda a relaxar e acalmar a mente ”, explica ela. Também pode ajudá-lo a relaxar e dormir melhor, ela nos diz, graças à combinação de ocitocina e prolactina que é liberada.

Serotonina

Como aumentar a serotonina naturalmente

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O que é isso:“A serotonina é uma substância química produzida pelas células cerebrais que regula o humor, o apetite e o desejo sexual”, explica Bruno.

Também é interessante notar que 90% dele é produzido no intestino por bactérias por células específicas chamadas células enterocromafins. Essas células interagem com alguns tipos específicos de bactérias intestinais para produzir serotonina ”, explica Exas. 'Em suma, as bactérias intestinais produzem 'alimento' para as células enterocromafins, o que as ajuda a regular a produção de serotonina.' Ah, as maravilhas do corpo humano.

Como recarregar:Há uma “relação direta entre os níveis de serotonina e alguns dos sintomas da TPM, incluindo alterações de humor, desejo por comida, depressão e ansiedade”, diz Fazylova.

Portanto, uma das principais maneiras de recarregar a serotonina é monitorando os sintomas da TPM. “Foi demonstrado que suplementos nutricionais como vitamina B6, cálcio, vitamina D e magnésio diminuem os sintomas da TPM”, explica ela. 'Alguns estudos sugerem que esses produtos químicos são fundamentais para a produção adequada de neurotransmissores cerebrais, como a serotonina e a dopamina.'

Você também pode comer mais alimentos que contenham triptofano, como laticínios, aves, peixes, ovos, soja, nozes e sementes, diz Bruno. Exercitar-se e tomar sol (com FPS adequado, obviamente) são duas outras maneiras de aumentar sua serotonina.

Endorfina

Como aumentar as endorfinas naturalmente

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O que eles são:“As endorfinas são hormônios que interagem com receptores no cérebro para reduzir a percepção da dor, além de desencadear uma sensação positiva e eufórica no corpo”, diz Bruno. Eles são responsáveis ​​pela pressa que você obtém após o exercício.

Como recarregá-los:Ei, legal - fazer mais sexo também se aplica ao aumento de suas endorfinas, já que elas são liberadas junto com a oxitocina durante o sexo. Outros métodos para aumentar suas endorfinas são exercícios, risos e aromaterapia, diz Bruno.

Dopamina

Como aumentar a dopamina naturalmente

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O que é isso:“A dopamina regula o humor e o sono, mas também desempenha um papel fundamental na energia, foco, memória e prazer”, explica Bruno.

Como recarregar:Fazylova diz que uma das principais formas de aumentar a dopamina é diminuir o estresse (reconhecidamente, é mais fácil falar do que fazer). “Cada pensamento, crença e sentimento negativo força seu corpo a liberar hormônios do estresse, como adrenalina e cortisol. Esses hormônios mudam o mecanismo do seu corpo para o modo de luta / fuga, ao mesmo tempo que desligam o modo de autorreparação do corpo ', explica ela.

No entanto, quando você tem pensamentos positivos e ri, seu corpo realmente libera mais dopamina. “Podemos alimentar nossos níveis de dopamina aumentando a ingestão de proteínas e também comendo mais folhas verdes escuras”, acrescenta Bruno. Estudos também sugeriram que a suplementação com mucuna pruriens (também conhecido como feijão de veludo) pode ajudar a aumentar os níveis de dopamina.

Próximo: seu guia totalmente natural para se tornar uma pessoa mais feliz .

Este artigo é fornecido apenas para fins informativos e não se destina a ser usado no lugar de aconselhamento de seu médico ou de outros profissionais médicos. Você deve sempre consultar o seu médico ou profissional de saúde primeiro com qualquer dúvida relacionada à saúde. Veja nosso aviso de saúde completo aqui .